terça-feira, 22 de outubro de 2013

Audição Humana

Resumo: É por meio da audição que ouvimos outras pessoas quando se manifestam pela fala.É também por intermédio da audição que recebemos inúmeras informações do mundo que nos cerca como o barulho dos carros, do cachorro latindo,da torneira pingando,e as gotas da chuva.
A orelha é órgão responsável por captar as ondas sonoras.Ela é dividida em três partes:
1° parte-Orelha externa:Pavilhão auditivo,também chamado no dia-a-dia de orelha.Tem o formato que ajuda a captar as ondas sonoras e direciona-las para um canal chamado meato acústico externo. 
Entretanto por esse canal,as ondas encontram a membrana timpânica,onde termina a parte externa e começa a parte média da orelha.
2 º parte-Orelha média: A membrana timpânica em vibração ao ser atingida entra em vibração por ondas sonoras.As vibrações dessa membrana colocam em movimento três pequenos ossos:martelo,bigorna e estribo.Este último,o estribo transmite as vibrações para a cóclea,que pertence à orelha interna.O conjunto formado por martelo,bigorna e estribo consegue amplificar as vibrações sonoras em cerca de 40 vezes.
3° parte-Orelha interna: As vibrações sonoras são transmitidas do estribo para dentro da cóclea,onde existem sensores especializados para captar os estímulos auditivos.Esses estímulos captados pela cóclea são enviados ao cérebro por meio do nervo vestibulococlear.
O papel do cérebro: O cérebro interpreta os impulsos nervosos enviados através do nervo vestibulococlear e é capaz de reconhecer a altura , a intensidade  e o timbre dos sons.
Por causa da percepção dos sons o cérebro tem a,memoria auditiva,permitindo identificar os variados tipos de sons.
Tuba auditiva:A orelha média comunica-se com a parte superior da garganta através de um canal  chamado de tuba auditiva.
Esse canal de comunicação é importante para equilibrar a pressão dentro e fora da orelha.Se não fosse por sua presença,a membrana timpânica poderia arrebentar quando a pressão  externa sofresse grandes alterações.
é pela tuba auditiva que infecções causadas por bactérias pode se espalhar da garganta para a orelha.A infecção da orelha,a otite,provoca dor e se não for tratada,pode acarretar problemas de audição e até surdez.
Surdez:A perda total ou parcial da capacidade de ouvir sons pode ser,basicamente de dois tipos.Ela pode estar ligada a problemas na orelha média,que amplifica os sons recebidos,ou na orelha interna,que percebe os estímulos sonoros e os envia ao cérebro.
Há varias causa para a surdez. A exposição a níveis sonoros muito intensos-como por exemplo ficar com o fone de ouvido muito tempo -pode trazer danos irreversíveis à orelha interna,diminuir permanentemente a capacidade de ouvir e até mesmo causar surdez  total.
Para a maioria das pessoas,o envelhecimento afeta a audição.Com o passar dos anos,o ser humano sofre redução gradual do funcionamento da cóclea;a capacidade de perceber os sons fica prejudicada,principalmente os sons mais altos.

Situação de Aprendizagem-Investigando a Audição

Tempo previsto:4 aulas
Conteúdos e temas:produção de som;propagação do som;propriedades da onda sonora;audição humana.
Competências e habilidades:ler e interpretar textos;buscar informação em um texto;relacionar informações representadas na forma escrita com situações do cotidiano;ler e interpretar tabelas;responder perguntas de forma objetiva;comparar dados e tirar conclusões;emitir opiniões quando for solicitado,argumentando em favor delas.
Estratégia:Pesquisas;leitura e interpretação de texto e tabelas;aulas práticas.
Recursos:latas ou copos plásticos;barbante;caderno 9 º Ano volume três (do aluno).
Avaliação:Verificar se ocorreu o aprendizado dos conceitos trabalhados.

"Telefone sem fio".
Você sabia que?
Quando falamos,provocamos  vibrações apenas no ar que está dentro do copo;o ar em vibração faz vibrar o copo e,consequentemente,o fio que liga até o outro copo,vibrando-o também.Ao vibrar o segundo copo,a perturbação é transmitida para o ar e atinge o tímpano da outra pessoa,que consegue ouvir o que foi dito dentro do copo.Além disso,a vibração na orelha e na pele da cabeça também gera os sons.































                                      Referências Bibliográficas

Leite,do Canto Eduardo-Ciências Naturais.Aprendendo com o Cotidiano.Editora Moderna.São Paulo,2009.

Apostila do Professor Volume Três- Ciências da Natureza e suas tecnologias.-
9 º Ano.Secretaria da Educação.Governo do Estado de São Paulo-2013.

Elaboração  e Coordenação das Atividades:Miriam Cristina de Oliveira Arruda Sousa

Realização: Alunos do 9° Ano A-Escola Estadual Moacir Thomaz da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário