sábado, 28 de setembro de 2013

Conhecendo as Frações


  As frações surgiram da necessidade de registrar as medidas de forma mais precisa e organizada.
Existem vários tipos de frações,mas aqui vamos saber o que é uma fração.
 O conteúdo de fração e de razão são muito importantes tanto para realizar operações simples do cotidiano,quanto para a vida em sociedade,de maneira geral.
As frações também podem aparecer  representadas na forma de porcentagem.
O que determina como se lê uma fração é o seu denominador.
Veja exemplos nos exemplos de 2 à 9:
1/2 = metade ou meio    2/3 = dois terços      3/4 -três quartos.

1/5 = um quinto     6/7 = seis sétimos  5/8 =cinco oitavos   2/9 =dois nonos.
Frações com denominadores 10,100 ou 100,chamadas de frações decimais;
8/10 =oito décimos 3/100 =três centésimos 8/100=oito centésimos.

Com outros denominadores,lemos o numerador e depois o denominador seguido da palavra avos.


 .8/15= oito quinze avos   6/20=seis vinte avos  1/12 =um doze avo.

- As frações que têm como numerador o número 1 ,como por exemplo, 1/2,1/3,1/5, etc. são chamadas frações unitárias.
Tal qual o sistema de numeração,as frações são muito importante no nosso cotidiano.








Referências Bibliográficas



Apostila-Volume 01- 6° Série 7°Ano- Caderno do Professor-Governo do Estado de São Paulo.20013.

Boyer,Carl B. História da Matemática.Tradução de Elza F. Gomide.  3 ° edição. São Paulo: Edgard Biucher,2010.

______________.Revista do Professor de matemática.Rio de Janeiro,1982.

Fotografias:Alunos 7° Anos -B-C-  2013-da  Escola Estadual Moacir Thomaz da Silva.


sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Projeto-Construção do Portfólio


Resumo: A palavra portfólio vem de porta-fólio,que significa pasta ou álbum para guardar papéis ou documentos de modo organizado.
O portfólio é muito utilizado pela imprensa ,como meio de divulgação para propagandas,e também para organizar reportagens.
Na educação ele pode usado por professor e alunos,para organizar
 atividades e projetos.
 O portfólio é definido como uma coleção de itens que revelam,conforme o tempo para os diferentes aspectos do crescimento de cada aluno.
Temos dois tipos de portfólio na  dimensão educacional: portfólios como coletânea e portfólio como produção.
Os trabalhos podem ser iniciados com um único tipo de item,como amostra ,e depois ser gradualmente ampliado de modo que possa incluir  vários tipos de atividades.
A construção do portfólio é um projeto  que garante ao aluno uma aprendizagem prática e efetiva promovendo estratégias múltiplas  de avaliação antes de avançar para a etapa final do projeto.
O portfólio de aprendizagem,vai motivar a reflexão sobre o projeto e deixará as aulas mais gratificantes,pois vai oportunizar uma implantação interativa e produtiva entre os alunos.
Os portfólios encorajam o aprendizado centrado no aluno.
Cada aluno pode ter o seu portfólio,ou podem fazer trabalhos em grupo.
 Organizar  portfólios em conjunto significa construir um único trabalho envolvendo todos os alunos da sala,em um único projeto.
A avaliação baseada em portfólio pode e deve concentrar a atenção de todas as tarefas importante do aprendizado.Os alunos gostam muito de trabalhar em grupo e organizar atividades coletivas,geralmente até mesmo aqueles alunos com muita dificuldade em aprender participa ativamente das atividades coletivas,contribuindo com os demais,e se sentindo parte do processo,fato que mutas vezes não acontece nas aulas diárias.

O processo pode estimular o questionamento,a discussão,a suposição,a proposição,a análise e a reflexão.
 

Como construir um portfólio em sala de aula.


-Pesquisar temas e atividades para a construção do projeto.

-Fazer com que todos os envolvidos se empenhem na construção do projeto

-Utilizar métodos variados no processo de construção do portfólio

-Registrar todas as etapas do desenvolvimento do projeto com fotos,recortes,colagens e relatórios.

-Levar em conta que o portfólio tem caráter avaliativo,e deve ser bem organizado..

-As atividades selecionadas,deverão ser significativas,apontando gradativamente o desenvolvimento dos alunos.



























                                                          Referências Bibliograficas 


  Shores,Elizabeth e Grace,Cath. Manual de Portfólio;um guia passo a passo para o professor-Porto Alegre;Artmed,Editora,2001.160 p_. (Texto pesquisado na da Internet- em 19 de setembro de 2013). 

Apostila do Aluno: Ciências e Suas Tecnologias.9° ANO -Volume 3-Governo do Estado de São Paulo-2013.

Canto.Eduardo Leite-Ciências Naturais-Aprendendo com o Cotidiano-Editora Moderna-São Paulo,2009.

Elaboração e Coordenação do Projeto:Miriam Cristina de Oliveira Arruda Sousa

Realização: Alunos do 9° ano A, e da 8° série B. Escola Estadual Moacir Thomaz da Silva.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Razão e Proporção-Apostila Matemática- Volume 03-Aprendendo na Prática


  A razão entre dois números racionais a e b,com números diferente de zero,é o quociente a/b.
Uma igualdade entre duas razões chama-se proporção:                                                            
Assim,as razões 8/2 e 12/3 são iguais,e a igualdade 8/2= 12/13 é uma proporção. 
Dados quatro números racionais  a x b x c x d,todos diferentes de zero,dizemos que eles formam uma proporção,nessa ordem,quando:

      a:b=c:d       a/b = c/d
Em qualquer proporção a/b = c /d,o produto dos extremos é igual ao produto dos meios: a x  d = b x d

Aprendendo na prática

Tempo previsto: 6 aulas

Conteúdo e temas:  Razão ,proporcionalidade,  comparação e tabelas

Competências e habilidades:compreender o conceito de razão na matemática;saber calcular a razão entre duas grandezas de mesma natureza ou de natureza distinta,conhecer os principais tipos de razão;escala;porcentagem,probabilidade,realizar medidas com precisão.

Estratégia: exploração,resolução e discussão de situações-problema envolvendo os diferentes tipos de razão;atividade prática de investigação das razões e proporções  no seu cotidiano.

Material:                     -embalagens vazias
                                     -Régua
                                     -folhas de sulfite

  Os alunos devem levar para a escola embalagens  de alimentos vazias.( pedir para que eles verifiquem se a embalagem está limpa,preferir as embalagens secas).
 Após verificar os tipos de embalagens que os alunos trouxeram, peça para que eles se reúnam em grupos u juntem as embalagens.
Ensine-os a construir tabelas,com:
nome do produto;quantidade em quilogramas; litros ;ml e/ou gramas; transformar esses valores em números fracionários;valor calórico;quantidade de vitaminas,etc.

Avaliação:A avaliação da aprendizagem dos alunos em relação conteúdo estudado pode ser feita a partir da aplicação das atividades propostas.





                   
   





                                                  
                                                        
                                                           Referências Bibliográficas


Caderno do Professor Matemática 7º Ano-volume 03-Governo do Estado de São Paulo-2013

Guelli,Oscar- Matemática-Uma Aventura do pensamento 6 °  Série-Editora ática-1999

Elaboração e Coordenação do Projeto:Miriam Cristina de Oliveira Arruda Sousa

Realização do Projeto:Alunos do 7° Ano A-Escola Estadual Moacir Thomaz da Silva