terça-feira, 22 de outubro de 2013

Audição Humana

Resumo: É por meio da audição que ouvimos outras pessoas quando se manifestam pela fala.É também por intermédio da audição que recebemos inúmeras informações do mundo que nos cerca como o barulho dos carros, do cachorro latindo,da torneira pingando,e as gotas da chuva.
A orelha é órgão responsável por captar as ondas sonoras.Ela é dividida em três partes:
1° parte-Orelha externa:Pavilhão auditivo,também chamado no dia-a-dia de orelha.Tem o formato que ajuda a captar as ondas sonoras e direciona-las para um canal chamado meato acústico externo. 
Entretanto por esse canal,as ondas encontram a membrana timpânica,onde termina a parte externa e começa a parte média da orelha.
2 º parte-Orelha média: A membrana timpânica em vibração ao ser atingida entra em vibração por ondas sonoras.As vibrações dessa membrana colocam em movimento três pequenos ossos:martelo,bigorna e estribo.Este último,o estribo transmite as vibrações para a cóclea,que pertence à orelha interna.O conjunto formado por martelo,bigorna e estribo consegue amplificar as vibrações sonoras em cerca de 40 vezes.
3° parte-Orelha interna: As vibrações sonoras são transmitidas do estribo para dentro da cóclea,onde existem sensores especializados para captar os estímulos auditivos.Esses estímulos captados pela cóclea são enviados ao cérebro por meio do nervo vestibulococlear.
O papel do cérebro: O cérebro interpreta os impulsos nervosos enviados através do nervo vestibulococlear e é capaz de reconhecer a altura , a intensidade  e o timbre dos sons.
Por causa da percepção dos sons o cérebro tem a,memoria auditiva,permitindo identificar os variados tipos de sons.
Tuba auditiva:A orelha média comunica-se com a parte superior da garganta através de um canal  chamado de tuba auditiva.
Esse canal de comunicação é importante para equilibrar a pressão dentro e fora da orelha.Se não fosse por sua presença,a membrana timpânica poderia arrebentar quando a pressão  externa sofresse grandes alterações.
é pela tuba auditiva que infecções causadas por bactérias pode se espalhar da garganta para a orelha.A infecção da orelha,a otite,provoca dor e se não for tratada,pode acarretar problemas de audição e até surdez.
Surdez:A perda total ou parcial da capacidade de ouvir sons pode ser,basicamente de dois tipos.Ela pode estar ligada a problemas na orelha média,que amplifica os sons recebidos,ou na orelha interna,que percebe os estímulos sonoros e os envia ao cérebro.
Há varias causa para a surdez. A exposição a níveis sonoros muito intensos-como por exemplo ficar com o fone de ouvido muito tempo -pode trazer danos irreversíveis à orelha interna,diminuir permanentemente a capacidade de ouvir e até mesmo causar surdez  total.
Para a maioria das pessoas,o envelhecimento afeta a audição.Com o passar dos anos,o ser humano sofre redução gradual do funcionamento da cóclea;a capacidade de perceber os sons fica prejudicada,principalmente os sons mais altos.

Situação de Aprendizagem-Investigando a Audição

Tempo previsto:4 aulas
Conteúdos e temas:produção de som;propagação do som;propriedades da onda sonora;audição humana.
Competências e habilidades:ler e interpretar textos;buscar informação em um texto;relacionar informações representadas na forma escrita com situações do cotidiano;ler e interpretar tabelas;responder perguntas de forma objetiva;comparar dados e tirar conclusões;emitir opiniões quando for solicitado,argumentando em favor delas.
Estratégia:Pesquisas;leitura e interpretação de texto e tabelas;aulas práticas.
Recursos:latas ou copos plásticos;barbante;caderno 9 º Ano volume três (do aluno).
Avaliação:Verificar se ocorreu o aprendizado dos conceitos trabalhados.

"Telefone sem fio".
Você sabia que?
Quando falamos,provocamos  vibrações apenas no ar que está dentro do copo;o ar em vibração faz vibrar o copo e,consequentemente,o fio que liga até o outro copo,vibrando-o também.Ao vibrar o segundo copo,a perturbação é transmitida para o ar e atinge o tímpano da outra pessoa,que consegue ouvir o que foi dito dentro do copo.Além disso,a vibração na orelha e na pele da cabeça também gera os sons.































                                      Referências Bibliográficas

Leite,do Canto Eduardo-Ciências Naturais.Aprendendo com o Cotidiano.Editora Moderna.São Paulo,2009.

Apostila do Professor Volume Três- Ciências da Natureza e suas tecnologias.-
9 º Ano.Secretaria da Educação.Governo do Estado de São Paulo-2013.

Elaboração  e Coordenação das Atividades:Miriam Cristina de Oliveira Arruda Sousa

Realização: Alunos do 9° Ano A-Escola Estadual Moacir Thomaz da Silva.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Ler,Compreender e Aprender

A linguagem é um lugar de formação dos sentidos que se caracteriza como instância simbólica que perpassa barreiras e fronteiras.É um sistema de signos que representa as coisas de todo o Universo:Espaço de interação entre as pessoas,além de um instrumento precioso para expressar pensamentos e sentimentos que podem ser entendidos e sentidos em qualquer época,revelando o que há de mais humano nas pessoas,mostrando inclusive a sua alma.
A leitura une,ou separa as pessoas.A falta dela faz com que a pessoa se sinta desprotegido e mergulhado em um mundo fora do contexto,já que é por meio dos símbolos e nas interações sociais que o sujeito consegue interagir com o mundo.
Ler é uma questão de cidadania.Envolve a ética e a moral.Impedir alguém de ter acesso a Leitura é algo muito grave,devendo ser responsabilizado quem o fizer.
Na escola,as atividades voltadas para o ensino inicial da leitura devem garantir a interação significativa e funcional dos alunos com a língua escrita como um meio de construir os conhecimentos necessários para poder abordar as diferentes etapas de sua aprendizagem.
Portanto deve-se considerar que os alunos expressam por meio da fala,do desejo, e da expressão corporal,usando formas para compreender e representar as linguagens verbais e não verbais.
Para que o aluno se envolva é necessário que este seja capaz de  compreender o texto que se propôs  a ler.


                                            Referências Bibliograficas

 Almeida. L B.C. Texto midiático quem não vai á escola não se torna cidadão.Disponível em :www.adtevento.com.br. (Acesso em 15 de outubro de 2013).

Barbosa.Juvêncio José.Alfabetização e leitura.São Paulo:Cortez,1994-2,ed. ver-(Coleção magistério. 2° grau.Série formação do professor;v 16.).

Bajard. E. Caminhos da escrita: espaços da aprendizagem.São Paulo:Cortez,2002.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Raios de Luz e Corpos Iluminados-Construção do Periscópio.

Como podemos ver os objetos que não emitem luz?
Na escuridão total não é possível enxergar objetos  que não emitem luz, como por exemplo uma bola,um caderno,uma lâmpada apagada ou um outro objeto fosco.
Só podemos ver algo se ele for atingido pelos raios de luz provenientes de uma fonte luminosa,ou seja,se ele estiver iluminado.
Quando os raios de luz de uma fonte luminosa atingem um objeto,iluminando-o,alguns desses raios podem ser refletidos.
O objeto é enxergado porque parte desses raios refletidos chegam aos olhos da pessoa.
Num palco iluminado por vários refletores podemos perceber que os raios de luz de uma fonte luminosa interferem na propagação dos raios de outra fonte luminosa,ainda que o caminho de ambos se cruze.Esse fato é conhecido como princípio da independência dos raios de luz.

Construindo um Periscópio.

Objetivo da experimentação

Nesta montagem,você enfrentará o seguinte desafio:como os submarinos conseguem enxergar o que está acima da superfície da água.



 Material

-Caixa de papelão
-CD ( pode ser usado)
-tesoura
-Cola ou fita adesiva
-Régua

Procedimento

Com a caixa em pé,recorte um retângulo na parte inferior de uma das faces.Na face oposta,recorte na parte superior um retângulo semelhante ao anterior.
Recorte o CD,(ou então você poderá usar dois CDs inteiros),após medir com a régua para que ele fique bem encaixado.
Cole os CDs dentro da caixa,em frente ao recorte formando um ângulo de 45 º em relação as paredes da caixa.
Utilize seu periscópio para olhar por cima do muro,como faz o capitão do submarino para olhar acima da água.























Referências Bibliograficas

Caderno do aluno-8° SÉRIE -9° ANO- Ensino Fundamental II.Volume 4 -Ciências da Natureza-Governo do Estado de São Paulo-Secretaria da Educação-2013.

Canto Leite Eduardo-Ciências Naturais-Aprendendo com o cotidiano 8° Ano.Editora Moderna-3° edição-São Paulo-2009.

Elaboração e Coordenação do Projeto:Miriam Cristina de Oliveira Arruda Sousa.

Colaboradores do projeto: Professora Lucirene (Língua Portuguesa),
Professora Claudnéia (sala de Leitura).Professora Amanda (Artes)

Realização do Projeto:Alunos da 8° Série B. Escola Estadual Moacir Thomaz da Silva-2013.