domingo, 28 de setembro de 2014

Desenvolvimento e Aprendizagem na Infancia


Miriam Cristina de Oliveira Arruda

                        Sexualidade na Infância

                

    Reflexão



Para Freud a sexualidade da criança começa no imaginário dos pais,antes mesmo do nascimento.Todos os pais têm expectativas em relação a seus filhos,conscientes ou inconscientes,e uma destas diz respeito à sexualidade da criança.Esta ao nascer pode corresponder à expectativa ou não se desenvolverá conforme for à aceitação do sexo das crianças pelos pais.
Para ele a sexualidade infantil é diferente da sexualidade adulta e inerente a qualquer criança,sua demonstração será particular a cada uma.
Traduzindo alguns de seus estudos.Ele quis dizer que a questão do preconceito,e da banalização sexual não está na criança,mas nas informações muitas vezes distorcidas dos adultos.
Várias podem ser as razões que levam os adultos a ter dificuldades em compreender e aceitar as manifestações da sexualidade infantil.Dentre elas destacamos o próprio processo de educação sexual que,com a maior parte das pessoas aconteceu de forma regressiva e silenciosa.
Para os educadores cabe conhecê-la respeitá-la e conduzi-la de forma adequada,sem estimulação nem repressão,e tendo sempre em   mente uma auto-reflexão de sua própria sexualidade.
Entendo que a educação sexual começa na primeira infância,na família subjetivamente.
Uma criança sente quando é amada e aprende de fato nas ações,nos gestos muito mais que nas palavras,pois a forma como tratamos nosso corpo e nossos sentimentos podem ser  encarados por nossos filhos para ajudar futuramente em sua sexualidade.
O primeiro mundo de uma criança é a base de sua existência.A sexualidade deve ser desenvolvida de forma natural com responsabilidades e sem preconceitos por todos os participantes da vida da criança.
Com a constante exploração da mídia em relação ao sexo,cabe principalmente aos pais e aos educadores,oferecer um suporte teórico que nos permita compreender e superar algumas das muitas dificuldades com as quais nos defrontamos diariamente na prática escolar em relação à Sexualidade Infantil.
Nós educadores não devemos no omitir,ao contrário,devemos orientar para brincadeiras e comportamentos adequados,mas sem passar valores morais e reprovadores como se a curiosidade fosse algo negativo,feio ou pecaminoso.
Educação sexual é o aprendizado automático,constante e inconsciente de atitudes gestos e idéias que se inicia a partir do nascimento.
Ao ler sobre os estudos de Sigmund Freud (1856-1939),pude perceber que tais pesquisas foram fundamentais para que hoje reconhecêssemos a sexualidade infantil,pois para ele ao chegar na Educação Infantil a criança já traz à socialização elementar,e muito de seu comportamento frente a sexualidade.Ao longo dos tempos,a sociedade vem,pouco a pouco  se familiarizando e compreendendo as diferentes formas de expressão da Sexualidade Infantil.

                                                          Referências Bibliográficas.

Freud,Sigmund.Obras Completas de Sigmund Freud. Volume VIII- obras 1905.