Vivemos rodeados por ondas. Ondas mecânicas, sonoras, luminosas, ondas de rádio, ondas eletromagnéticas. Graças às ondas, podemos assistir a programas de TV, ouvir rádio, aquecer um alimento no forno de microondas. E também por causa delas, existem telecomunicações via satélite.
Vivemos também cercados por sons e luz. Alguns sons ocorrem naturalmente. Exemplo: o trovão. Outros são produzidos com alguma finalidade. Exemplo: O canto dos pássaros para atrair a fêmea. Alguns sons são apenas ruídos e barulhos que poluem o ambiente.
A luz é uma forma de energia que produz uma sensação visual quando atinge a retina dos nossos olhos.
O ramo da Física que estuda as ondas é a ondulatória; o que estuda o som é a acústica; e o que estuda a luz, a óptica.
Ondas
Uma perturbação produzida em um ponto de um meio propaga-se progressivamente a todos os pontos desse meio. Exemplo: deixando cair uma pedra num lago de águas paradas, observa-se que a perturbação causada pelo impacto da pedra na água origina uma ondulação que se propaga pela superfície do lago como circunferências de mesmo centro, afastando-se do ponto de impacto. Colocando uma rolha de cortiça próxima ao local onde caiu a pedra, observa-se que a onda, ao atingir a cortiça, faz com que ela apenas oscile, subindo e descendo, permanecendo na mesma vertical.
Como a rolha de cortiça não é arrastada, conclui-se que a onda não transporta matéria. Mas como ela se movimenta, oscilando na água, significa que recebeu anergia da onda.
Som
Uma lâmina de aço muito fina é fixada numa das extremidades.
Se alguém deslocar a lâmina pela extremidade livre,o que irá acontecer?
Com o deslocamento,a lâmina começa a oscilar para cima e para baixo.Esse movimento alternado provoca compressões e expansões no ar em contato com a lâmina,produzindo ondas mecânicas,denominadas ondas sonoras.
As ondas sonoras perceptíveis pela orelha humana são denominadas sons e são ondas cuja frequência está compreendida entre 20 Hz e 20.00 Hz.
Luz
A luz é uma forma de energia,Cientistas do passado tiveram opiniões diferentes quanto à natureza física da luz.Isaac Newton (1642-1727)acreditava que a luz era feita de partículas .Christian Huygens (1629-1695),sugeriu que a luz se deslocava em ondas.Max Planck (1858-1947) foi o primeiro cientista a sugerir que a luz não era só uma onda ou partícula,mas tinha uma combinação das duas propriedades.é com essa duplicidade de comportamento da luz que a Física convive hoje.
O que percebemos como luz é uma pequena parte do espectro eletromagnético,conhecida como espectro da luz visível ou luz branca.
Projeto-Construção do disco de Newton,e mapa de Espectro de Comprimento da onda.
Material:Para o disco de Newton
CD (pode ser usado).
Pilha (de qualquer tamanho)
motor de carrinho de brinquedo,ou simular (elétrico)
Fio elétrico-(pode ser usado).
Giz de cera
Folha de papel sulfite
Cola
Como fazer:
Recorte uma circunferência do tamanho da CD,divida em sete partes iguais (pode usar o compasso).
Pinte as partes iguais com as cores:Violeta,anil,azul,verde amarelo,laranja vermelho.
Cole no CD.
No outro lado cole, o motorzinho e fixe cada parte do fio em uma extremidade.
Com a fita isolante,encaixe um lado do fio em uma extremidade da pilha, outro lado você só vai encaixar quando for fazer o disco girar.
Pronto! é só girar e ver o que acontece.
Material-Para o Espectro-Linha do tempo:
Recortes de figuras com produtos eletro-eletrônicos.
Folha de papel cartão,ou similares.
Régua
Cola
Lápis de cor.
Como fazer.
Com a régua faça a graduação do comprimento de ondas em comprimento(pesquise na página 15 caderno do aluno volume 4. para saber como construir ondas graduadas.).
Recorte as figuras e vá colando, de acordo com a frequência de Hz de cada produto.
Referências Bibliográficas
Gowdak Demétrio.Martins Eduardo.Ciências Novo Pensar.8° série -1° edição. FTD-2002.
Caderno do Aluno-Ciências 9° Ano -Volume 4.Governo do Estado de São Paulo -2013.
Elaboração e coordenação do Projeto: Miriam Cristina de Oliveira Arruda Sousa.
Participação:Alunos do 9° Ano A.Escola Estadual Moacir Thomaz da Silva.2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário