quarta-feira, 3 de julho de 2013

Conhecimento Matemático:desenvolvimento competências para a vida


Texto extraído do documento "Conhecimento matemático:desenvolvendo competências para a vida.Disponível em:<http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/101745Cunha Matemático>.


                                                                                                       Nilza Eigenheer Bertoni


Uma breve visão do ensino atual de Matemática

Há uma dualidade bem visível no ensino atual de matemática.Por um lado, a concepção mais tradicionalista-com certa rigidez,pouca funcionalidade e muita amarras-ainda domina,em grande parte,livros,programas e ações em sala de aula,constituindo a concepção adotada por boa parte de professores,pais e mesmo autores de livros didáticos.Por outro lado,observa-se uma inquietação,um incomodismo,uma insatisfação crescente  frente a esse ensino,que se traduzem em busca continuada e experimentação tímida de novas alternativas.Algumas inovações ocorrem mesmo entre aqueles que desenvolvem o ensino mais tradicional.
As duas correntes têm argumentos que as sustentam.
Os argumentos a favor da mudança tem sido mais altos e veementes,por conta dos que creem nela e a difundem.Esses argumentos apontam os constantes fracassos do ensino tradicional,evidenciados nos testes nacionais;consideram as mudanças sociais e a presente realidade dos alunos que demandam uma nova escolaridade e uma relação diferente entre professores e alunos.Tais argumentos destacam,também defeitos no ensino tradicional,principalmente sua ênfase numa Matemática abstrata,formal,mecanizada,expositiva.descontextualizada e apontam,ainda,para virtudes no novo ensino,que seria mais dinâmico,concretizável,participativo e socialmente significativo.Ainda mais-a Matemática tradicional seria uma Matemática pronta,enquanto o novo ensino teria um caráter de descoberta ou construção.
Os argumentos que mantêm o ensino como está são menos proclamados.Na verdade,eles representam uma força  entranhada nas pessoas,que se origina na manutenção de crenças e hábitos que perduram há décadas e são expressos por sentimentos,tais como:"Matemática é difícil mesmo,o programa é extenso,não dá tempo de ficar inventado coisas para fazer,foi sempre assim".
O que se encontra,portanto,é um discurso relativamente difundido sobre novas formas de ensino,ao lado de certa resistência à implantação de mudanças e algumas dificuldades nesse processo.
Entretanto,já se evidencia qual dos lados dessa dualidade irá prevalecer.As mudanças,embora lentas,estão chegando,seja nos Parâmetros Curriculares Nacionais,nas propostas programáticas,nos livros didáticos e paradidáticos,nos planejamentos e discussões entre professores.
É necessário que o professor se prepare para elas,evitando que venha a se sentir estranho e incapaz de atuar,quando elas estiverem instaladas.

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