quarta-feira, 3 de julho de 2013

O Desenvolvimento Atípico

     
Desenvolvimento atípico pode ser entendido como aquele que foge aos parâmetros mínimos pensados e qualificados para o momento acadêmico vivido.Importante pensar que parâmetros,indicadores e padrões são construídos na perspectiva de desenvolvimento acordado em uma concepção,em tempo/espaço de uma sociedade,pensando,também,que pessoas,sujeitos em desenvolvimento,são elementos em constante mudança.Assim,comparações e/ou determinadas  medições podem soar como unificação ou homogeneização vinculante.
Considerando os teóricos mais estudados sobre o desenvolvimento e a aprendizagem-Freud,Piaget e Wallon-Vygotsky foi o autor que elaborou uma teoria sobre o desenvolvimento  atípico.Ele chama desenvolvimento atípico o das pessoas com deficiências.Deficientes,segundo o Ministério da Educação(1995),são aquelas pessoas que "apresentam significativas diferenças,físicas sensoriais ou intelectuais,decorrentes de fatores inatos ou adquiridos,de caráter temporário ou permanente".(p.25).
Para Alencar (1996),"O fato de uma boa educação para todos não significar uma educação idêntica para todos tem levado a um interesse crescente pelos alunos mais competentes e capazes,a par de uma consciência de que um estudante médio e abaixo da média pode significar o não reconhecimento e estimulo do talento e ,consequentemente,o seu não aproveitamento".
No campo educacional percebe-se que os deficientes vieram adquirindo direitos pouco a pouco ao longo dos anos.Sabe-se que ainda está longe de atingir o ideal.Porém grandes avanços já foram feitos no sentido da inclusão educacional das pessoas com deficiências.A educação para  as pessoas com necessidades especiais fundamenta-se nos princípios da preservação da dignidade humana,da busca da identidade,do exercício da cidadania..




Referências Bibliográficas:


________.(1995).Diretrizes gerais para o atendimento educacional aos alunos portadores de altas habilidades/  superdotação talentos.Brasília:Secretaria de Educação Especial.Ministério da Educação.(2004).Censo Escolar.Brasília:MEC/INEP/SEEC.WIDE.web:<http://w w w. inep.gov.br>.

Vygotsky,L.S.Fundamentos de defectologia .Obras completas .Habana :Pueblo y Educación,1995.v.5.

Rodrigues,Neidson. Educação:Da Formação Humana à Construção do Sujeito ético.Educação e Sociedade,Campinas:CEDES,v.22,Nº 76,p.232.257,out.2001

Um comentário:

  1. Casino Web - ₱21 + 220 FS Deposit Bonus - ChoGiOCasino
    Welcome to Casino Web! ➤ 220% 광명 출장마사지 up to ₱21 + 220 FS 바카라 in Free 익산 출장안마 Spins ⚡ 남양주 출장마사지 We provide a huge 고양 출장마사지 variety of Casino Web Bonuses for New Players!

    ResponderExcluir