quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Probabilidade-Aprendendo na Prática



                                                                                                           
O grande desafio da educação atualmente é por em prática,hoje,o que o aluno vai usar amanhã.Praticamente tudo o que se nota na realidade dá oportunidade de ser tratado como um instrumental matemático.
Portanto   para ensinar conteúdos como Probabilidade,por exemplo devemos relacionar o cotidiano do educando para que ele consiga relacionar teoria e pratica sem dissociar a escola de seu dia-a-dia.
Podemos usar materiais como jornais por exemplo que todos os dias trazem assuntos que podem ser explorados por eles ao manusear as páginas.Ou a construção de pipas,de aviõezinhos de papel,os resultados dos jogos de futebol,e também a economia doméstica dos próprios alunos.Só assim eles poderão entender que a proporcionalidade tem sentido para as suas vidas cotidianas,e não somente ser usada para que ela solucione questões ou decore fórmulas que serão utilizadas para resolver exercícios.

A probabilidade pode ser vista como um tipo especial de razão na qual se compara o número de possibilidades de ocorrência de um evento particular com o número total de possibilidades relacionadas com esse evento.

Exemplos:

O estudo de probabilidade pode ser feito informalmente ao se medir a chance por meio de uma fração:

1°-Se temos 5  bolas em uma caixa,2 azuis e 3 vermelhas,podemos dizer que a chance de sair bolas azuis,ao se retirar ao acaso uma bola da caixa,é de 2 em 5,ou 2/5.Nessa situação,dizemos que a probabilidade de retirar uma bola azul é de 2/5.

observação: Neste nível,é recomendável que todas as atividades sejam realizadas concretamente para o aluno compreender o que está ocorrendo.Ele deve construir sua roleta ou tabelas ,ter caixas e bolas coloridas,cartões,dados,moedas,etc,para trabalhar em grupo.

2°- Qual é a probabilidade de sair "cara" no lançamento de moedas?


                                            Resolução
                        
                               1(cara) para 2(cara ou coroa),ou 1/2.
           
                  Como 1/2 =  50/100, dizemos que essa probabilidade é de 50 em 100,ou 50%.


            Observação:Quando a probabilidade é expressa em porcentagem,em geral tem-se melhor compreensão de seu significado.Por isso,é bom estimular o aluno a expressar probabilidade por meio de porcentagem.


Projeto: Jogo de Probabilidades

Tempo previsto: 4 aulas

Conteúdos e temas: Razão,proporcionalidade;escala da mapas,porcentagem;probabilidade

Competências e habilidades: Compreender o conceito de razão e proporção na matemática,saber calcular a razão entre duas grandezas de mesma natureza ou natureza distinta,conhecer os principais tipos de razão;escala.porcentagem;velocidade.probabilidade,realizar medidas com precisão.

Estratégia: Exploração,resolução, e discussão de situações- problema envolvendo os diferentes tipos de razão,atividade prática de investigação da razões e proporções no cotidiano.

Material: Caixa de papelão,régua,tesoura,tinta guache,bolinhas de isopor (ou similares),fita adesiva,capa usada de caderno,papel sulfite.
                                                           
Confecção: Feche  bem a caixa,com a fita adesiva,use a régua para encontrar a medida  da  área da caixa.
Faça uma circunferência no centro da caixa,que caiba apenas a sua mão
Pinte as 06 bolinhas de verde,03 de amarelo,01 de vermelho (ou a cor que você preferir)
Faça uma tabela com o nome dos participantes, 10 x 10 cm cole na capa de caderno usada

Regras do jogo: Para jogar você pode determinar o número de participantes que quiser.
Coloque as bolinhas na caixa,mexa bem a caixa,se você retirar bolinhas verdes,vai fazer 1/10 de ponto,se retirar a bolinha amarela vai fazer 5/10,e se retirar a bolinha vermelha vai fazer 10/10.
Vence quem conseguir mais pontos.











                                              





                                              




                                                        

                                             


                                                





                                                         







                                                       Referências bibliográficas:


          Apostila 7º Ano de Matemática- Caderno do Professor-Volume 03-Governo do Estado de São Paulo,2013.
       
         Guelli Oscar ;Matemática-Uma Aventura do Pensamento-Editora Ática,1999-São Paulo-SP.

        Elaboração e Coordenação do Projeto:Miriam Cristina de Oliveira Arruda Sousa
               
        Realização do Projeto: Alunos do 7° Ano F e 7° ano B-Escola Estadual Moacir Thomaz da Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário