sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Projeto-Construção do Portfólio


Resumo: A palavra portfólio vem de porta-fólio,que significa pasta ou álbum para guardar papéis ou documentos de modo organizado.
O portfólio é muito utilizado pela imprensa ,como meio de divulgação para propagandas,e também para organizar reportagens.
Na educação ele pode usado por professor e alunos,para organizar
 atividades e projetos.
 O portfólio é definido como uma coleção de itens que revelam,conforme o tempo para os diferentes aspectos do crescimento de cada aluno.
Temos dois tipos de portfólio na  dimensão educacional: portfólios como coletânea e portfólio como produção.
Os trabalhos podem ser iniciados com um único tipo de item,como amostra ,e depois ser gradualmente ampliado de modo que possa incluir  vários tipos de atividades.
A construção do portfólio é um projeto  que garante ao aluno uma aprendizagem prática e efetiva promovendo estratégias múltiplas  de avaliação antes de avançar para a etapa final do projeto.
O portfólio de aprendizagem,vai motivar a reflexão sobre o projeto e deixará as aulas mais gratificantes,pois vai oportunizar uma implantação interativa e produtiva entre os alunos.
Os portfólios encorajam o aprendizado centrado no aluno.
Cada aluno pode ter o seu portfólio,ou podem fazer trabalhos em grupo.
 Organizar  portfólios em conjunto significa construir um único trabalho envolvendo todos os alunos da sala,em um único projeto.
A avaliação baseada em portfólio pode e deve concentrar a atenção de todas as tarefas importante do aprendizado.Os alunos gostam muito de trabalhar em grupo e organizar atividades coletivas,geralmente até mesmo aqueles alunos com muita dificuldade em aprender participa ativamente das atividades coletivas,contribuindo com os demais,e se sentindo parte do processo,fato que mutas vezes não acontece nas aulas diárias.

O processo pode estimular o questionamento,a discussão,a suposição,a proposição,a análise e a reflexão.
 

Como construir um portfólio em sala de aula.


-Pesquisar temas e atividades para a construção do projeto.

-Fazer com que todos os envolvidos se empenhem na construção do projeto

-Utilizar métodos variados no processo de construção do portfólio

-Registrar todas as etapas do desenvolvimento do projeto com fotos,recortes,colagens e relatórios.

-Levar em conta que o portfólio tem caráter avaliativo,e deve ser bem organizado..

-As atividades selecionadas,deverão ser significativas,apontando gradativamente o desenvolvimento dos alunos.



























                                                          Referências Bibliograficas 


  Shores,Elizabeth e Grace,Cath. Manual de Portfólio;um guia passo a passo para o professor-Porto Alegre;Artmed,Editora,2001.160 p_. (Texto pesquisado na da Internet- em 19 de setembro de 2013). 

Apostila do Aluno: Ciências e Suas Tecnologias.9° ANO -Volume 3-Governo do Estado de São Paulo-2013.

Canto.Eduardo Leite-Ciências Naturais-Aprendendo com o Cotidiano-Editora Moderna-São Paulo,2009.

Elaboração e Coordenação do Projeto:Miriam Cristina de Oliveira Arruda Sousa

Realização: Alunos do 9° ano A, e da 8° série B. Escola Estadual Moacir Thomaz da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário