segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Projeto- Apostila Volume 02 de Cíências- 9º ANO - O cérebro

 Resumo.
O cérebro humano é dividido em duas metades:Os hemisférios cerebrais direito e esquerdo.
A camada externa dos hemisférios é denominada de córtex cerebral,é a responsável por boa parte das habilidades humanas.
As  investigações
  sobre o funcionamento do encéfalo humano,particularmente do córtex cerebral, ainda não são bem compreendidas.
Após muitas investigações,os cientistas conseguiram reunir evidências de que diferentes áreas do córtex estão relacionadas à realização de diferentes tarefas.Algumas dessas experiências referem-se ao hemisfério esquerdo do cérebro.Esse hemisfério é dividido em quatro regiões chamadas lobos.
 No córtex cerebral exitem regiões responsáveis pela movimentação das diversas partes do corpo(áreas motoras),regiões que interpretam estímulos (visuais,auditivo,táteis,doloroso...) e regiões que elaboram associações entre dois ou mais estímulos recebidos e entre lembranças do passado,armazenadas na memória.
Enfim o cérebro é uma região do encéfalo com funcionamento complexo e que guarda fascinantes segredos a serem desvendados.é nele que estão os mecanismos da memória,do aprendizado,do talento,da personalidade e de tantas outras características que fazem de cada um de nós ser único.




Aulas práticas sobre o funcionamento do sistema nervoso:

Tempo previsto: 4 aulas

Conteúdos e temas:O cérebro e suas funções

Competências e habilidades:  ler e interpretar textos;interpretar situações do cotidiano;responder a perguntas de forma objetiva,emitir opiniões quado forem solicitadas,argumentação consistentes,realizar procedimentos experimental com base em um protocolo;coletar e registrar dados experimentais ;formular hipóteses para explicar resultado experimentais.

Estratégia de ensino: leitura e interpretação de um texto narrativo sobre o cérebro e suas funções cotidianas; realização de experimentos sobre a percepção das funções cerebrais.

Recursos : texto "O cérebro e suas funções";questionário de interpretação;-Materiais- necessários para cada grupo de alunos.papel cartão,massinha de modelar,palitos de dentes,régua,fotos com partes do cérebro,apostila do aluno volume 02,mapa conceitual construído por eles explicando as principais partes do cérebro e suas funções.

Avaliação: as respostas tanto orais quanto escritas dos alunos para as questões do questionários,assim como outros comentários dos estudantes durante a discussão, a construção do mapa conceitual e do cérebro,podem ser usados para avaliar o desempenho do grupo de alunos na execução do protocolo experimental.





Referências Bibliográficas


Canto do Leite Eduardo; Ciências Naturais;Aprendendo com o cotidiano -Editora Moderna-3° edição-São Paulo,2009.
Caderno do Professor-Ciências da Natureza e suas Tecnologias-ensino fundamental- 8° Série,volume 02-Governo do Estado de São Paulo-2013

Elaboração do Projeto: Miriam Cristina de Oliveira Arruda Sousa

Execução do Projeto: Alunos do 9 º Ano A e da 8°Série B,da Escola Estadual Moacir Thomaz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário