terça-feira, 1 de outubro de 2013

Currículo Pedagógico-Concepções


O Currículo é fundamental para o Processo Ensino Aprendizagem, e faz parte do Projeto Pedagógico de cada Unidade Escolar.Por isso ele deve ter a participação de todos os membros da comunidade escolar,visando desenvolver experiências pedagógicas,sociais,políticas,culturais e econômicas do local para o global.
Para Kramer 1997, o Currículo é uma aposta,que,de forma simultânea,fundamenta e se volta para o Projeto de Educação que contempla,para certo tipo de sociedade de concepção de homem,de infância e de adolescência.
As concepções que temos,acerca do processo ensinar e aprender são essenciais para a construção do Currículo Escolar.São elas que,de acordo com os estudiosos guiam as escolhas curriculares,os conteúdos,as metodologias e os objetivos de ensinar e aprender,norteando as práticas cotidianas.
Se comparamos Currículo e formação de identidade,veremos que o Currículo possui uma função cultural e social dentro de um contexto.







                 Fotografias:Alunos da Escola Estadual Moacir Thomaz da Silva-2013

                                                   
                                             Referências Bibliograficas 
  
Alves,Rubem. Estórias de que gosta de ensinar.Campinas,SP:Papiros,2003.

Brasil.Ensino Fundamental..Lei n° 5.692/1961.Disponível em :www.planalto.gov.br

BRASIL,MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO.Secretaria de Educação Fundamental.Referencial Curricular para a Educação Infantil.Brasilia:MEC/SEEF,1998.


Nenhum comentário:

Postar um comentário