segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Ler,Compreender e Aprender

A linguagem é um lugar de formação dos sentidos que se caracteriza como instância simbólica que perpassa barreiras e fronteiras.É um sistema de signos que representa as coisas de todo o Universo:Espaço de interação entre as pessoas,além de um instrumento precioso para expressar pensamentos e sentimentos que podem ser entendidos e sentidos em qualquer época,revelando o que há de mais humano nas pessoas,mostrando inclusive a sua alma.
A leitura une,ou separa as pessoas.A falta dela faz com que a pessoa se sinta desprotegido e mergulhado em um mundo fora do contexto,já que é por meio dos símbolos e nas interações sociais que o sujeito consegue interagir com o mundo.
Ler é uma questão de cidadania.Envolve a ética e a moral.Impedir alguém de ter acesso a Leitura é algo muito grave,devendo ser responsabilizado quem o fizer.
Na escola,as atividades voltadas para o ensino inicial da leitura devem garantir a interação significativa e funcional dos alunos com a língua escrita como um meio de construir os conhecimentos necessários para poder abordar as diferentes etapas de sua aprendizagem.
Portanto deve-se considerar que os alunos expressam por meio da fala,do desejo, e da expressão corporal,usando formas para compreender e representar as linguagens verbais e não verbais.
Para que o aluno se envolva é necessário que este seja capaz de  compreender o texto que se propôs  a ler.


                                            Referências Bibliograficas

 Almeida. L B.C. Texto midiático quem não vai á escola não se torna cidadão.Disponível em :www.adtevento.com.br. (Acesso em 15 de outubro de 2013).

Barbosa.Juvêncio José.Alfabetização e leitura.São Paulo:Cortez,1994-2,ed. ver-(Coleção magistério. 2° grau.Série formação do professor;v 16.).

Bajard. E. Caminhos da escrita: espaços da aprendizagem.São Paulo:Cortez,2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário