terça-feira, 4 de junho de 2013

Principios para um currículo comprometido com o seu tempo


     
             Princípios para um currículo comprometido com o seu tempo

(Proposta Curricular de Matemática do Estado de São Paulo)
     

              1.Uma escola que também aprende

             A tecnologia imprime um ritmo sem precedentes no acúmulo de conhecimentos e gera uma transformação profunda na sua estrutura e nas formas de organização e distribuição.Nesse contexto,a capacidade de aprender terá de ser trabalhada não apenas nos alunos,mas na própria escola,enquanto instituição educativa: tanto as instituições como os docentes terão de aprender.
              Isso muda radicalmente nossa concepção da escola como instituição que ensina para posicioná-la como instituição que também aprende a ensinar.As interações entre os responsáveis pela aprendizagem dos alunos têm caráter de ações formadoras,mesmo que os envolvidos não se deem conta disso.Neste sentido,cabe lembrar a responsabilidade da equipe gestora como formadora de professores e a responsabilidade dos docentes,entre si com o grupo gestor,na problematização e na significação dos conhecimentos sobre a sua prática.
            De acordo com essa concepção,a escola que aprende parte do princípio de que o conhecimento coletivo é  maior que a soma dos conhecimentos indivíduas,além de ser qualitativamente diferente.Esse é o ponto de partida para o trabalho colaborativo,para a formação de uma "comunidade aprendente",nova terminologia para um dos mais antigos ideais educativos.A vantagem é que hoje a tecnologia facilita a viabilização prática desse ideal.
           Ações como a construção coletiva da Proposta Pedagógica,por meio da reflexão e da prática compartilhadas,e o uso intencional da convivência como situação de aprendizagem fazem parte da constituição de uma escola á altura dos tempos atuais.Observar que as regras da boa pedagogia também se aplicam àqueles que estão aprendendo a ensinar é uma das chaves para o sucesso das lideranças escolares.Os gestores,como agentes formadores,devem aplicar com os professores tudo aquilo que recomendam a eles que apliquem com seus alunos.(p. 12 ; Proposta Curricular  do Estado de São Paulo:  Matemática/ Coord. Maria Inês Fini-São Paulo:SEE,2008.)


                       

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