terça-feira, 4 de junho de 2013

Vamos LER [parte 01]

COMBATE AO ALGEBRISMO

Malba Tahan combatia com todas as suas forças aquele ensino de matemática que, até hoje, aterroriza os estudantes e os afasta do aprendizado significativo e prazeroso dessa matéria, que ele sabia tornar saborosa, significativa e acessível através de seus livros, suas aulas e suas concorridas palestras. Em razão de um determinado tipo de ensino, ainda hoje, um número enorme de jovens tem dificuldades em aprender matemática e chegam mesmo a odiá-la. Recentemente, na rede social Facebook, encontramos um total de 43 comunidades “Odeio matemática” e 41 “Odeio meu(minha) professor(a) de matemática”. Isso é sintomático. As razões para essa manifestação de desgosto pela arte dos números e seu(sua) professor(a) são muitas, mas algumas Malba Tahan já apontava em sua época: a matemática sem sentido para o estudante, o algebrismo e o desrespeito pela inteligência dos alunos. Em seu livroDidática da Matemática, Malba Tahan define o professor algebrista como aquele que impõe aos alunos problemas obscuros, enfadonhos, irreais, sem finalidade prática ou teórica, com a única preocupação de tornar a matemática inacessível. Diz ele: “Isso é obra de um inimigo roaz e pernicioso; um inimigo que é para a Matemática como a broca para o café, a lagarta para o algodão e a saúva para todo o Brasil”. Por essa razão, Malba Tahan publicou livros de divulgação científica, ou seja, que pudessem tornar a matemática acessível a todos, tais como: Matemática Divertida e Pitoresca, Matemática Divertida e Diferente, Matemática Divertida e Curiosa, Matemática Divertida e Delirante, O Homem que Calculava,entre outros.


Nasael M. Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário